On.prof
Como fazer alunos se conectarem com professores particulares de qualidade?
Sobre o projeto
Duração
02/05/2022 - 12/05/2022Integrantes
Elivan Torres (UX/UI Designer)Luana Veras (UX/UI Designer)Marcelo Santana (UX/UI Designer)Patrícia Vieira (UX/UI Designer)Plataforma
iOS // AndroidTags
Estação Hack // Educação // Double Diamond // FigmaEste projeto foi desenvolvido em grupo como parte integrante da formação do curso "UX/UI & Prototype - App " da Estação Hack com os integrantes Elivan, Luana, Marcelo e Patrícia. O desafio que a Estação Hack propôs foi: escolher uma problemática e desenvolver um aplicativo que busque resolver tal questão. Assim, por meio de uma votação, a equipe escolheu como problema: A falta de conexão de professores particulares com alunos precisando de aula particular.
O aplicativo desenvolvido teve como público alvo adultos e crianças que estariam a procura de aulas particulares. Assim, o On.prof - nome escolhido para o produto - teve como meta conectar pessoas de forma prática com a possibilidade de agendar aulas e avaliá-las.
Nós utilizamos do Double Diamond como modelo para realização deste estudo de caso. Durante as duas semanas do projeto, fui o responsável, principalmente, pela etapa de descoberta e definição. A seguir está o estudo de caso do On.Prof, que encontra-se, atualmente, em escrita.
Descoberta
Entendendo melhor a audiência e suas necessidades
O projeto iniciou com a realização de uma desk research que visava entender o contexto das aulas particulares no Brasil e a relação dos alunos e professores particulares nesse processo.
Foi possível perceber que as aulas particulares:
melhoram a performance na escola, a confiança e autoestima dos alunos;
podem ser uma ferramenta importante para crianças com necessidades especiais.
Em paralelo com a desk research, minha equipe também montou uma matriz CSD para mapear as dúvidas e suposições que a pesquisa secundária não conseguiu encontrar.
Utilizando das dúvidas levantadas na matriz CSD decidimos realizar uma pesquisa primária tentando descobrir mais aspectos dos envolvidos nessa problemática das aulas particulares.
A partir disso, realizamos uma pesquisa quantitativa com 18 participantes por meio do Google Forms, recolhendo candidatos por meio das redes sociais. Levantamos pergunta como:
Com qual frequência você contrataria aulas particulares de uma determinada área?
Quais os temas você tem preferência em estudar em aulas particulares?
Qual o principal meio você utiliza para encontrar professores particulares atualmente?
Qual a sua preferência com relação a aulas particulares (indiferente, presenciais ou remotas)?
Qual a sua expectativa com a contratação de uma aula particular?
Quanto você estaria disposto a pagar por uma hora/aula presencial e remota?
Benchmarking
Tentando entender como os principais concorrentes se posicionam no mercado e conseguir ideias e insights a equipe realizou uma análise da concorrência, destacando seus pontos fortes e fracos.